A área de concentração do Curso de Especialização em Psicologia Clínica está definida em Psicologia – Tratamento e Prevenção Psicológica. Esta área de concentração se subdivide em duas linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa 1 – Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas

Esta linha de pesquisa, tem como foco em estudos e pesquisas que tratem da ação clínica e das práticas psicológicas clínicas em contextos diversos, tendo a atenção psicológica e as perspectivas ética, estética e política como seus eixos norteadores. Dessa forma, se propõe a acolher investigações que elegem como campos/temas a prática psicológica em diversos contextos, discutindo temáticas que contemplam o sofrimento humano em sua diversidade de gênero, raça, credo ou posição social.

Linha de Pesquisa 2 – Processos de subjetivação, Sociedade e Cultura.

Esta linha de pesquisa estuda os modos de subjetivação na contemporaneidade e a ressonância das transformações socioculturais nos modos de vida, dos processos de subjetivação e das interfaces subjetividade- linguagem com os processos clínicos-institucionais. Dessa forma, elegerá investigações que contemplem as relações particulares entre sujeitos e processos culturais e institucionais, diversidade e identidade cultural, processos e práticas socioculturais. Aborda, também, a dimensão institucional relacionada aos dispositivos de intervenção social no campo da clínica e dos processos de produção de saúde.